quarta-feira, 5 de março de 2014

Jovens e missão

Texto publicado no informativo paroquial "A voz do Mártir" - Fevereiro de 2014

“Cristo abre espaço para eles, pois sabe que energia alguma pode ser mais potente que aquela que se desprende do coração dos jovens quando conquistados pela experiência da sua amizade. Cristo “bota fé” nos jovens e confia-lhes o futuro de sua própria causa: “Ide, fazei discípulos”. Ide para além das fronteiras do que é humanamente possível e criem um mundo de irmãos.” (Papa Francisco).

Em um mundo repleto de desafios, facilidades, confortos e prazeres, sermos conquistados pela amizade de Jesus pode ser quase uma loucura e propagar essa experiência, então, se faz o cúmulo dela. Tantas coisas que nos afastam de Deus são oferecidas, que acabamos pensando que é impossível fazer a mensagem do amor, da esperança, da bondade, da misericórdia e do perdão chegar aos quatro cantos do mundo e modificar a vida das pessoas. 
Na juventude, o álcool, as drogas, a violência e tantos outros problemas fazem que pensemos que é utópica a “fé” que Cristo coloca em nós, a crença de que somos capazes de dar continuidade a sua causa. Acabamos perdendo a credibilidade em nós mesmos e no mundo que nos cerca, porém, cabe a cada um, fazer a diferença por onde passar. Dizia São Francisco de Assis que nossa vida pode ser o único evangelho que muitos irmãos poderão ter contato. Assim, se fizermos dela um autêntico testemunho do que Jesus nos ensina, já estaremos cumprindo grande parte do mandato: “Ide, fazei discípulos”. A partir daí, nossa fala será nossa prática e, só então, a missão será autêntica. 
Ser missionário é usar toda nossa energia e todo o nosso tempo pra evangelizar, não só falando, mas agindo como verdadeiros cristãos. Não adianta vivermos tamanha experiência de amor, como a que fazemos na amizade com Cristo, e guardá-la só para nós. Precisamos ser ousados e, aos olhos do mundo, loucos e estarmos sempre semeando a Palavra de Deus nos corações e, desta forma, fazer discípulos em todas as nações. 

Gabriel Henrique da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário